Externato São José | Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II

Institucional

Histórico

Histórico

Como instituição de ensino confessional católico, o Colégio Externato São José é uma Escola Dominicana, que pertence à Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, fundada na França, em 1850, por Madre Anastasie, com uma finalidade de educar crianças, alfabelizando-as, e cuidar dos doentes. Nessa pertença, procurou seguir o legado de São Domingos e as opções eclesiais da Igreja da América Latina. Assim, à luz do pensamento da fundadora da congregação, Madre Anastasie, sempre buscou a Verdade mediante uma evangelização marcada pelo exercício de uma educação libertadora e inclusiva.

É nesse contexto de Evangelização e história da Igreja que nasce, cresce e também faz história o Colégio Externato São José, de Goiânia.

1948 - No dia 07 de janeiro, numa modesta casa da rua 23 com a rua 5, no Setor Centro, da cidade de Goiânia, algumas irmãs pertence à Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, abriram suas portas para que fossem lançados, ali, os fundamentos do Colégio Externato São José. Timidamente, sem propagandas nem alardes, iniciou-se o ano letivo deste novo Estabelecimento de Ensino, com 3 classes da Educação Infantil e um total de 125 alunos. Desde logo, conquistou a simpatia dos pais e amigos e deles mereceu total credibilidade.

1952 – O Colégio Externato São José vai, gradativamente, fazendo a sua História. Inicia-se a 1ª Série do Curso Ginasial. A casa de origem torna-se por demais pequena para abrigar a nova clientela. Constroem-se mais 8 salas de aula, num terreno contíguo. 

1963 - Para felicidade e orgulho de todos, o Colégio Externato São José se transfere para o prédio onde se instala atualmente, à Rua 18, do Setor Oeste. Alicerçado em bases sólidas, com salas amplas e acolhedoras. 

2012 –A Câmara Municipal de Goiânia homenageou o Colégio Externato São José com um certificado de Honra ao Mérito, devido à sua relevância na área da Educação e Ação Social na cidade de Goiânia.

Com 68 anos de atuação em Goiânia, o Colégio Externato São José é reconhecido na região metropolitana como uma escola de tradição histórica, que se destaca pelo ensino de qualidade, o desenvolvimento de competências e a formação de valores humanos.

Hoje, a Escola conta com, aproximadamente, 1.300 alunos, muitos são filhos de ex-alunos. Isto comprova que o colégio vem respondendo aos anseios e às expectativas das muitas gerações que por aqui passaram.

De fato, o Colégio Externato São José continua trabalhando valores e desenvolvendo competências e assim contribui para o desenvolvimento não só da capital, mas do Estado de Goiás, nos diferentes aspectos: intelectual, social, cultural, político, moral e religioso e em especial com a formação de cidadãos éticos e comprometidos com uma sociedade justa e sustentável.