Externato São José | Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II

Segmentos

Educação Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil no Externato São José prioriza a formação integral da criança, favorecendo o desenvolvimento emocional, cognitivo, social e físico. 

Em nossos diferentes espaços, as crianças de 1 a 5 anos aprendem e se desenvolvem por meio da observação, da descoberta, da transformação, da investigação, da experimentação e do estudo. Contam com aulas de Música, Psicomotricidade e Inglês, com profissionais específicos das áreas.

A nossa proposta pedagógica oportuniza a vivência de situações significativas de aprendizagens, sempre cultivando a curiosidade em aprender, a vontade de brincar, a formação de hábitos, o desenvolvimento da criatividade, a compreensão das regras para viver em grupo, o fortalecimento da autoestima, a socialização, o incentivo à preservação do meio ambiente e a pática dos valores humanos.

Na perspectiva da Pedagogia de Projetos, a escola implantou o Projeto Sustentare relacionando à etimologia do nome proveniente do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e cuidar. Buscamos interligar o conceito de Ecologia Integral, mencionado pelo Papa Francisco, na encíclica Laudato Si, com propostas de espiritualidade libertadora e transreligiosa.

 

  • JIEX KIDS (Jogos Internos do Colégio Externato São José)

       Integra toda comunidade escolar. Além dos objetivos esportivos específicos para a faixa etária, são acrescentados os objetivos sodiais, cognitivos e artísticos para alcançar o desenvolvimento e habilidade das crianças.

  • Projeto Gesto Fraterno a Serviço da Vida e da Esperança

      Trata-se de um projeto de educação emocional, fortalecendo e vivência da fé que tem como objetivo desenvolver valores como fraternidade e solidariedade.

  • Rito de Passagem (criança de 5 para 6 anos)

      Pensando nos marcos de transição da vida escolar da criança, consideramos que o início do Ensino Fundamental I é um momento que precisa ser vivenciado pelos educandos de forma cuidadosa, dialogada e prazerosa, por isso a escola desenvolve o Projeto Rito de Passagem.

  • Projeto Escola de Leitores

      Partindo de suas vivências, as crianças participam de diversas situações nas quais conversam, pensam, discutem, ensaiam, brincam, analisam, escrevem, imaginam, experimentam e reinventam a linguagem oral e escrita diariamente, aprendendo a comunicar e expressar suas ideias, sentimentos e desejos. O Circuito do Livro acontece uma vez na semana, as crianças levam para casa um livro literário para ler com a família e depois compartilhar com a turma em sala de aula.

  • 1,2,3... Agora é sua vez!

      Nas aulas de Matemática, as crianças vivenciam os conhecimentos matemáticos através de jogos, músicas, brincadeiras, circuitos, deslocamentos, registros, Caixa da Matemática, situações-problema entre outroas situações lúdicas e práticas.

  • Projeto Alimentação e Saúde

      Com diferentes ações: degustação de frutas, experimentação de receitas saudáveis, palestras e outros, as crianças são incentivadas a adquirir novos hábitos alimentares e costumes saudáveis, assim como o hábito de beber água.

  • Projeto Eu, Nós e os Outros: aprendendo a conviver

      A intenção é semear respeito ao outro e aceitação às diferenças para garantir um convívio saudável e produtivo. Constitui-se também uma alternativa de prevenção integral ao Bullying.

  • Projeto Tons, Sons, Emoções: a Arte em minha vida

​​​​​​​      Nas aulas de Arte, os educandos apreciam, dialogam, criam, experimentam e vivenciam o fazer artístico, com percepção e estudo da expressão artística em suas diferentes linguagens (Dança, Teatro, Música e Artes Visuais).