Externato São José | Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II

Notícias

Escambo literário do Ens. Fundamental I

Publicado em : 07/05/2019

O projeto “Escambo Literário” foi realizado no dia 26 de abril de 2019, com as turmas dos 1º, 2, 3º e 4º anos, sob responsabilidade da professora Íris Valéria, da Oficina de Leitura. É uma ação que possibilita às crianças trocarem seus livros “abandonados” por uma leitura inusitada e que ainda não foi lida. Os livros podem conter qualquer tema, de diversos conteúdos e gostos literários.       

O projeto pretende promover a leitura através de ações que incentivem as crianças a terem o hábito de ler, facilitar o acesso a novos títulos de livros e envolver a família na prática literária.

Participaram do projeto 350 alunos, de onze turmas, junto com suas famílias. Entre livros doados e trocas realizadas, foram movimentados cerca de 1300 livros, muitos com pouca utilidade em casa, e que foram ressignificados com as inúmeras trocas realizadas.

Monteiro Lobato foi o grande homenageado, e sua biografia e obra foi relembrada por diversos profissionais envolvidos no projeto. A professora Eliane Arlene confeccionou diversas placas-molduras de personagens da literatura de Lobato para decorar o cenário do escambo, bem como para as crianças se divertirem, como se percebe pelas fotos. A professora Nara, com apoio da professora Marília, realizou coreografias de dança do Sítio do Pica-Pau Amarelo com as turmas do 4º ano. O Grupo de Coral do Externato São José, sob regência do professor Betto Pontes, apresentou músicas inéditas criadas por este. E, por fim, as professoras regentes participaram efetivamente com suas respectivas turmas, incentivando este projeto interdisciplinar. A aproveitando os conteúdos de Matemática as turmas confeccionaram gráficos.

A prática do Escambo Literário, como relataram diversos pais e alunos, se mostrou uma excelente oportunidade de descobrir novas oportunidades de compartilhar livros e histórias que podem ir além das páginas da própria obra.