Informações

A Iniciação cristã é um desafio que devemos encarar com decisão, com coragem e criatividade, visto que em muitas partes a iniciação cristã tem sido pobre e fragmentada. Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu segmento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora”. (Doc. de Aparecida, n. 287).   

 No decorrer dos séculos a Iniciação foi se limitando à preparação aos Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Confirmação/Crisma).Apesar dos grandes esforços da Igreja, particularmente através da Catequese, grande número de batizados não chegam a completar a própria iniciação a vida cristã, gerando uma multidão de batizados não evangelizados. 

O sacramento é a consequência de uma fé assumida, mas é também realimentação contínua dessa fé. Celebramos porque cremos e assumimos (é o cume, sinal máximo de vivência e compromisso), mas ao celebrar fortalecemos essa crença e esse compromisso, nos alimentando na fonte, o que nos leva a celebrar de novo, num processo que se auto sustenta. Portanto, a Catequese deve levar ao sacramento. Não tem sentido fazer de outro jeito!! Mas devemos dar ao sacramento o lugar que lhe cabe. 

A 1ª Eucaristia, a Confirmação (Crisma) não é uma espécie de festa de formatura, fim do caminho, despedida da Igreja. Os sacramentos exigem de nós um compromisso de fé e exige uma participação real na construção do Reino de Deus aqui e agora.

“Jesus evangelizou os adultos e abençoou as crianças. Nós muitas vezes fazemos o contrário. As crianças, é claro, sempre serão bem- vindas e têm todo o direito de viver o amor de Deus. Mas adultos que vão descobrindo o que, sem saber, seu coração sempre buscou, precisam de um processo bem vivido de iniciação. (cf. DNC, n.180-184). Uma Igreja em estado permanente de missão tem que responder a essa necessidade.”

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Identidade,
  • Cópia da Certidão de Batismo ou da lembrança do Batismo,
  • 1 foto 3×4 ou foto do rosto da criança (frontal).
  • TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 40,00 (baixar ficha, clique aqui)
Comunicados

Podcasts Campanha da Fraternidade 2022

Começamos hoje (23/03), uma Série de Podcasts organizada pela Pastoral Escolar com as Unidades Educacionais da Província Nossa Senhora do …

Comunicados

Missa São José – 2022

Para celebrar conosco esta figura tão querida, convidamos todas as famílias e comunidade educativa para participarem da Missa de São …

Comunicados

Dia da Mulher – 2022

Comemorar o Dia da Mulher é preservar e reafirmar direitos conquistados com muito esforço e luta, ao longo da história.🌸🌴 …

Rolar para cima